quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Amiga Solidão

Um dos meus maiores medos é o da solidão. Talvez não o medo, mas ela em si. Já deveria ter me acostumado com a solidão do dia-a-dia, mas tenho medo de uma solidão futura. Ás vezes acho que tudo isso é um passo para chegar a nunca mais ter solidão. Mas ela nunca some. Nunca vai embora. Talvez devesse ficar amiga dela, tentar saber seus segredos, do que gosta, do que não gosta,como é por dentro, como é por fora, para então poder entendê-la e assim convivermos pacificamente.
É, talvez eu devesse aceitá-la do jeito que ela é. Aparecendo lá pelas seis da tarde, num sábado a noite, num domingo de manhã... Indo embora quando eu vou pro trabalho, encontro um amigo querido, um novo amor. Mas ela nunca vai embora de vez. Não sei porque tanto gosta daqui. Eu tento fingir que não a estou vendo, deixo ela passar por mim desapercebida, mas ela insiste. Insiste que quer ficar. Eu reclamo, debato, cedo, argumento, cedo denovo... às vezes chegamos a um consenso. Muitas outras não. Os amigos somem, as amigas namoram, mas a solidão... ah, essa é companheira fiel. Ela aparece quando todos somem. É daquelas pessoas que vem pra dizer: "olha aí, só restei eu..."
A sexta feira vai chegando e ela vai vindo de mansinho, devagarinho... e vai perguntando: " oque você vai fazer hoje à noite, ein? E amanhã? E domingo? Vai me fazer compania??" Ela insiste, você foge, tenta um jantar com amigos, uma saída com as meninas, mas não recebe resposta... e ela vai se chegando mais perto. "Pra que sair? Por que não vemos juntos o Zorra total sábado a noite? é bem melhor que sair com esses seus amigos pra lugares que vc não gosta" e continua: " não adianta, aquela sua amiga vai furar e você vai ter que ficar comigo." Até que, quando você viu, ela te tomou todo o final de semana. E quando a maioria se desespera ao ouvir a musiquinha do fantástico porque está chegando a segunda feira; você dá graças a Deus que mais um final de semana está acabando e que segunda feira a solidão começa a te dar uma trégua. Segunda feira é dia de trabalho, você encontra os colegas de trabalho, os amigos e não tem aquela terrível obrigação de se divertir.
Acho que não é questão de falta de amor... é falta de outra coisa que eu ainda não sei o que é. Talvez falta de farra, falta de muitos amigos que gostem de fazer as mesmas coisas, que estejam no mesmo momento. Ou falta de mim, não sei...
Só sei que não quero mais ela como companheira de fim de semana nem de fim de tarde.
Quero praia, gargalhadas muitas, choppinho no final da tarde, conversa boa até o amanhecer, dançar até cair no chão, cumplicidade pra toda vida.
Mas como faz isso? Por que não há mais isso? Será que deixei pra tras? Será que deixei passar? Ou será que é o mesmo problema do amor?
Será que é da vida? Será que é de mim? Será que é da fase?
Pergunto. Não respondo. ELa insiste em ficar. Eu deixo. Choro. Mando ela embora. Ela vai,mas diz que volta depois.

Nenhum comentário: