terça-feira, 15 de julho de 2008

O silêncio dos inocentes.

Mais um inocente morto por policiais. Mais um erro da polícia. Mais uma vez o chefe da polícia dizendo: "esse não era o procedimento ideal" e "esse não era o resultado desejado" . Mais uma vez o nosso Governador dizendo que esta situação é realmente inadmissível.
Procecimento ideal? Resultado desejado? Nós estamos falando de vidas! De famílias que perderam entes queridos. Mulheres que perderam filhos, maridos, irmãos. É tão simples assim assumir um erro como esse?
Enquanto o chefe da polícia dizia calmamente as palavras acima em uma entrevista ao vivo, o âncora do jornal interrompia, irritado e revoltado com a situação: "mas tenente, mais uma vez um inocente foi morto". Os próprios repórteres já não escondiam mais a sua indignação, mostrando a revolta que todos nós estamos vivendo com isso. Eles, que tem que manter a calma, serenidade e imparcialidade para transmitir a informação já se juntam a nós nessa indignação, revolta que não cabe nas linhas desse blog.
Tenho lido e assistido a todas essas notícias quase que diárias de morte de inocentes por simples erros de policiais. Claro que sabemos que isso acontece e sempre aconteceu e que como qualquer outro fato é mais uma especulação da mídia. Quando um assunto dá ibope, logo outros da mesma natureza começam a aparecer.
Isso tudo seria simples se não estivéssemos falando da nossa polícia, daqueles que supostamente estão nas ruas para nos proteger. Daqueles que são os "bonzinhos", que desarmam o inimigo e não saem atirando a esmo tentando matá - los a qualquer custo. Lembram do conceito de polícia?
É claro que isso daria em morte de inocentes.
Quando um médico erra uma vez numa cirurgia e leva um paciente á morte ele é alvo de processo e corre o risco de não mais exercer a sua profissão. Um médico. O policial é preso ADMINISTRATIVAMENTE e logo volta às suas funções normais.
Sei que é chover no molhado, mas que preparo é esse que os nossos policiais tem? O que e aonde eles estudam? O que eles entendem por fazer uso da arma de fogo? E o principal, qual a punição para aqueles que desobedecem as regras??
Como quase tudo em nosso país, essas mortes acontecem por falta de medo! Sim, medo de ser punido ou consciência de que se está lidando com o outro. Nesse caso a vida de outro. Ou de outros como tem sido.
Um policial (que ainda trabalhava como segurança e devia ter um preparo impecável) ao invés de tirar seu protegido da confusão, como deve fazer qualquer segurança, atira para o alto (ou a queima roupa) matando um menino, só um menino e 18 anos.
Outros confundem, vejam bem CONFUNDEM, o carro de uma mulher que carregava dois filhos, com o carro de bandidos, metralhando - o e é lógico, pois não poderia acabar em outra coisa, matando um de seus filhos. CONFUNDEM?? como assim? A polícia pode se dar ao luxo de confundir? Ela tem o benefício da´dúvida e sai atirando???
Outros policiais saem atirando o carro de uma jovem de 24 anos que, por medo de ser parada (muitos policiais as 4h30 da manhã querem extorquir uma menina sozinha), e depois somem com o corpo. Isso é possível? Eles não tem medo da punição?? Parece que não.
Isso sem contar com a crueldade. Crueldade porque não achei palavra pior. Crueldade eu repito, dos tenentes do exército que entregaram 3 INOCENTES à traficantes de uma facção rival. Nem me pergunto o que esses teriam feito com os meninos, pois dos traficantes, bandidos, ladrões; eu espero qualquer coisa. Do exército, da polícia não.
E agora isso: um inocente é morto por policiais porque mais uma vez policiais se confundiram. Acharam que era um roubo de carros e não era, era um sequestro relâmpago. Ahhh eles confundiram... Não pensaram que podia ser mais uma mulher com seus filhos? Não era. Dessa vez era um homem. Um administrador de 37 anos que foi tratado pelos policiais como pedra, lixo. Retirado do carro, ainda vivo, sem o menor cuidado. O que acontece com o respeito à vida?
Bandidos ou Inocentes, não importa! Será que a polícia acha que pode sair por aí atirando a esmo pois uma hora vai acertar seu alvo? Parece que eles acham que estão dentro de um jogo. Uma simulação, onde cada morte é uma vitória. E o que acontece com eles?
A Sensação que dá, para nós que assistimos a tudo isso, é que o valor da vida é mínimo. Que nesse caso, coitados, eles erraram tentando acertar. COITADOS...

3 comentários:

Elisa Almeida disse...

Ai... assim vc me desanima a voltar... : (

Anônimo disse...

Goatei do teu blog!


Mude,
mas comece devagar,
porque a direção é mais importante que a velocidade.
(...)


Livro MUDE publicado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra.


Abraços, flores, estrelas..

Toinho Castro disse...

todos nós estamos errando nossos tiros, isabella. a polícia é apenas parte de um grande problema, no qual estamos todos envolvidos até o pescoço.