quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Ciao Roma!

Hoje foi meu ultimo dia em Roma... Adorei essa cidade! A gente demora um pouco para se adaptar aos costumes, a lingua e ao jeito de um pais e quando isso acontece, la vou eu deixa -lo... Ja aprendi a falar varias coisas em italiano, ja aprendi a pegar o onibus para o centro, a comprar o bilhete antes, a validar na maquininha. Ja aprendi a atravessar na faixa sem medo de os carros nao pararem pra mim. Enfim, ja me adaptei a Italia.
Fui ao Vaticano. Cheguei umas 10 horas da manha esperando encontrar uma fila enorme para a basilica de Sao Pedro e o Museu do Vaticano. Nao havia fila, pelo menos nao muita. Chovia. Resolvi entrar primeiro na Basilica e deixar os tumulos dos papas para depois . Me encantei com a Basilica de Sao Pedro. Tao grande, tao imponente, da uma emocao muito grande entrar num lugar como aquele. As estatuas, como todas aqui de r0ma, parecem vivas e sempre dizendo alguma coisa. O altar e algo inexplicavel, so podendo ser entendido quando se vai la, ou talvez pelas fotos que tentarei mostrar a voces, assim que puder.
Cada canto da basilica tem uma pintura e um monumento a algum papa ja morto. O teto e todo dourado com algumas cupulas pintadas de afrescos. Fiquei quase uma hora olhando cada canto daquela basilica e sendo presenteada com um fundo musical de orgao e coro, ja que comecava uma missa.
Fui entao tentar visitar os tumulos dos papas, mas se encontrava cerrado, chiuso, fechado. Fiquei desesperada! Nao podia sair dali sem ver o tumulo de Joao Paulo II e de outros papas! Ainda mais agora que eu tinha descoberto adorar tumulos. O moco muito "simpatico" da porta da cripta (como todos os europeus) me disse que abria uma hora. Dava tempo entao de ver o museu do vaticano e voltar para a cripta. Chovia, chovia muuuuito nessa hora e eu fui rumo a capela sistina de Michelangelo.
Consegui um desconto de estudante pela primeira vez na Italia!!! O museu do vaticano e enorme e eu resolvi e primeiro eu ia rumo a capela sistina. Eu estava muito, muito cansada. Mais de 20 dias andando muito todos os dias e meu pezinho ja nao aguenta mais. Entao, a minha meta era a capela sistina e os afrescos de michelangelo. Ingenua eu, de achar que ia chegar tao facilmente a tao esperado monumento. Para se chegar a capela, tem de se ver quase todo o museu do vaticano! Salas e salas com muitas pinturas (muito bonitas, sim, mas nao para quem esta cansado e ansioso por ver a capela mais famosa do mundo) ate se chegar deopis de 40, 45 minutos a ela!!!! 'e LINDA! Os afrescos realmente sao muito bonitos e e muito bom poder ver ao vivo algo de que se ouve falar ha anos e que e conhecido mundialmente. Confesso que gostei bem mais da basilica, mas ainda sim, depois de tanto trabalho, valeu apena conhecer a capela. Ah! e preciso dizer que a cada quarteirao do museu ha uma lojinha de souvenirs e para se chegar a capela tem de se passar por todas elas.... consumismo no vaticano? Nao, nao comprei nada la! tudo muito caro.
Voltei, ja nao chovia, mais gracas a Deus! O pais pra chover, esse!!!! Fui conhecer a cripta e os tumulos dos papas!! Sao todos muito grandes, imponentes e com estatuas, mas o de Joao Paulo II e simples, sem estatua e com uma rosa de metal em cima. E muito bonito e emocionante. As pessoas rezam, choram e ficam prostradas ali. Como nao sou muito fa desse papa atual, fiquei muito emocionada tambem diante do tumulo de JP.
Saindo do Vaticano fui encontrar minhas amigas brasileiras cearences no castelo de Sant' angelo. Nao e nada demais e resolvemos nao entrar e ir rumo ao forum romano que ainda nao tinhamos conhecido. Umas das brasileiras e muito eletrica e com um mapa na mao, circulou o que iamos ver e foi no guiando! E otimo ter alguem assim! Nao precisar se preocupar com a direcao e ir se deixando guiar! E ela e boa nisso!! Achamos o forum romano e resolvemos dizer que todas as ruinas de roma eram o forum ja que nao conseguiamos delimitar exatamente aonde era o forum!
E fui uma sucessao de monumentos que acabou no centro de roma, no pantheon pela 3 vez, onde jantamos e nos despedimos de Roma. Tambem eu me despedi das brasileiras que amanha vao rumo a Paris.
Queridos, amanha eu vou rumo a Lisboa, ultima etapa dessa minha viagem tao emocionante, se nao pra vcs, para mim!
Mando noticias e se Deus quiser, fotos da terrinha!!
Ultimos bacios porque depois serao beijos

Nenhum comentário: