domingo, 17 de junho de 2007

Como nossos pais

É estranho pensar, que em algum momento de nossas vidas passamos à frente de nossos pais. Seja em conhecimento da tecnologia, seja na aprendizagem de coisas novas, seja na visão que temos do mundo. Claro que isso não reserva a todas as pessoas, mas muitas vezes vejo filhos indo e pais ficando para trás. Não deveria ser ao contrário? Não deveriam nossos pais por ter mais vivência, mais experiência e mais bagagem estarem sempre um passo à frente de nós?
Tenho a sensação de que às vezes eles preferem ficar pra traz, de que tem medo de viver e acompanhar a vida do jeito que ela é. De abrir a mente, fazer um curso, andar pela rua livremente.
Eu, com todo o meu fervor, energia, vontade de viver e talvez até ingenuidade, fico querendo que eles crescam, que vão para frente, como se fossem até meus filhos. Sinto uma angústia por ver que eles tem medo demais, acomodação demais. Coragem de menos. Será que eles perdem a vontade de viver e de descobrir coisas novas depois de uma certa idade? Será que a vida passa a ter peso demais, responsabilidade demais e menos beleza?
Tenho a sensação as vezes de que sou eu que encorajo meus pais em alguns momentos a viver mais e aproveitar mais a vida do jeito que ela é mesmo que tenha se muitos problemas. Outras vezes penso que sou ingênua demais e que quando chegar na idade deles vou sentir e pensar do mesmo jeito. Quando penso assim recuo e penso: " Não, não quero ser como eles".
Não que eu não admire os dois, cada um da sua maneira, vivendo a sua vida. Mas por isso mesmo, penso que eles podem tão mais do que fazem... Sentem - se presos à tantas coisas...
De qualquer maneira, luto luto e luto para que eles saiam do lugar e para que eu nunca fique presa ao mesmo! Que a mente esteja em consntante mudança, que a vida seja sempre uma alegria apesar dos pesares, que a gente sempre tire uma coisa boa de cada dia e guarde para acordar feliz no próximo!
Gostaria, em muitos momentos que eles estivessem a frente de mim e me dissessem o que fazer! O que estivéssemos juntos para poder discutir e compartilhar! Essa energia que tenho viva dentro de mim, que me faz acordar, estudar, viajar, voar, conhecer e nunca, nunca parar, queria muito, mas muito que ela estivesse dentro deles!
Que eles arriscassem mais como quem anda pelo meio da rua enquanto não passam os carros, mas que estivessem sempre atentos ao barulho dos mesmos para saber quando estão vindo! Que rissem mais, saíssem mais, estudasem mais... e sempre, sempre estivessem na minha frente!
Talvez os esteja enxergando com os olhos errados, talvez esteja sendo arrogante, esteja vendo neles só seus defeitos, não os esteja amando de forma adequada. Aí paro e penso: aí está o amor, em querer que eles sejam felizes.
Fica a questão e o desabafo.

2 comentários:

Anônimo disse...

"que a gente sempre tire uma coisa boa de cada dia e guarde para acordar feliz no próximo!"

Lindo, lindo, lindo. E muito verdadeiro, lema de vida! Nem tem o que comentar depois disso.

Te amo, amiga.

Unknown disse...

gostei daquela expressao de andar no meio da rua...
hoje fiz isso e fiquei lembrando do seu post =)
espero que a gente sempre seja assim!