quarta-feira, 9 de maio de 2007

Mocinhões e Vilaninhos Reais

Tenho ainda a tendência muito ruim de acabar classificando as pessoas entre boas e más. Acho que é um resquício de infância, quando via em todoas as novelas os vilões e os mocinhos todos com características bem marcadas pra que não pudéssemos confundir. Até as gêmeas eram uma boa e outra má. Hoje em dia algumas novelas mudaram. Mocinhas podem ter alguns defeitos, vilões podem ser perfeitamente humanizados (salve Manoel Carlos) e as vezes podemos entender vilões e achar mocinhas extremamente chatas.
Eu continuo com a tal dificuldade de entender que pessoas podem ter defeitos horríveis, nos fazer males enormes e por outro lado serem simpáticas, divertidas e boas companias por alguns momentos. Alguns chamariam isso de falsidade, eu começo a perceber que as pessoas são formadas de diversas dimensões e que julgá las por uma só dessas dimensões pode nos confundir enormemente.
Tamanha a minha confusão, posso até dizer que a falsidade ou a falta de noção do mal causado, podem trazer situações confortáveis se o convívio é diário e intenso. Imagina o quão seria em um ambiente de trabalho se houvesse um desentendimento e o mal estar entre os funcionários continuasse? Melhor que se abstraia, ou como diria Freud (meu companheiro intenso nesses dias) sublimar o sentimento e deixar a alegria e a diversão tomarem conta,mesmo que seja por alguns momentos.
Mesmo assim, ainda não consigo entender como pessoas às vezes podem causar tristezas e revoltas e não se darem conta disso. Será que só eu faço exame de consciência? Será que são poucos que pensam nos seus atos? Isso ainda me intriga.
Como falei em posts anteriores, ainda sou daquelas que acredita que a maioria das pessoas é boa e que há alguns vilões querendo atrapalhar a nossa felicidade e dos quais devemos nos afastar.
Infelizmente não é assim... mocinhos podem se transformar em vilões e vice e versa e nós nem percebermos isso. Ou então é apensas uma questão de olhar, de dimensão.

3 comentários:

Oppermann disse...

de fato a gente vai reparando que o maniqueismo das histórias de conto de fadas não se confirmam na vida real.
Outro dia também tive esse pensamento vendo no animal planet, um programa que falava de ursos polares. Eles são tão fofos... até que chegou a hora que eles comiam focas... (que aliás são tão fofas quanto) era a sobrevivência deles. Dependendo do angulo de visão um era herói e o outro vilão... E na dúvida, troquei de canal!
As vezes o mais fácil é não nos colocarmos na outra perspectiva

marcellacfc disse...

É, amiguinha, àz vese é só uma rapida piscadela e a gente se dá conta de que o mundo não é cor-de-rosa......

Por outro lado, que bom que existem pessoas como você que se preocupam en respeitar os demais. Ufa! Nem tudo está perdido!

=)

Catarina Chagas disse...

Aprendi isso com o professor Dumbledore, no quarto livro do Harry Potter:

"O mundo não está dividido em bons e maus, Harry..."

Ô velhote sábio!