terça-feira, 25 de março de 2008

Ó xenti

Cá estou eu postando diretamente de Recife! Já estou pensando com aquele gostoso sotaque pernambucano e me contagiando com a alegria e o bom humor desse povo!
Já dei alguns passeios de taxi pela cidade! O rio Capibaribe, que me lembra tanto Morte e Vida Severina, é como se fosse mais um cidadão ilustre da cidade, se não for o mais. O Piberibe se confunde com o primeiro, mas não é tão majestoso! A vista deles a noite é ainda mais bonita que de dia. A iluminação arroxeada faz com que nos sintamos há muitos anos atrás, em um passeio bucólico. Claro que não posso falar isso com total domínio pois ainda não senti de verdade esses lugares, simplesmente passei! A vontade de descer do taxi e passear pelo centro histórico, pela beira do rio com suas estátuas e banquinhos, é enorme! Infelizmente o trabalho ainda não me permite isso e talvez só o faça no domingo, meu último dia aqui!
De qualquer maneira, já posso dizer que Recife é uma cidade bem diferente das que já vi! Não é moderna nem antiga, não é agitada nem calma, não é feita nem só de casas pequenas nem de prédios enormes. Recife é uma mistura disso tudo! Em meio a muitos prédios abandonados encontram- se casas pequenas. Em meio a casas pequenas encontram-se enormes arranha céus. Ao lado das luminárias antigas a beira do capibaribe pode se ver um enorme prédio comercial.
Estou trabalhando numa formação de professores, então, contato com o povo pernambucano é o que não me falta! Vem o povo de Olinda, Jaboatão e Paulista! Pude perceber o quão é alegre e simpático o povo pernambucano, pelo menos os da área da educação!
Ainda espero ir a Olinda e comer tapioca!! Ainda não comi agulha frita e ainda não fui nem vi de perto nenhuma praia! Estou ansiando por qualquer passeio turístico, ou melhor, por qualquer passeio! Depois de uma grande viagem como a que fiz, a gente fica ansiando por conhecer cada canto, entender cada história e tirar muitas fotos!!! Acho que vou mudar alguns planos e conhecer no domingo o Recife!
Bom, para contar sobre a formação de professores já é ooooutro post, mas por hora posso dizer que estou aprendendo muito com essa gente e descobrindo o que é a educação pelo Brasil e os problemas que os professores enfrentam! Mas isso já é oooutra história...

2 comentários:

Anônimo disse...

vc falando desse jeito, fica facil se apaixonar por recife.
ja que eh bunito assim, registre o maximo q vc puder e m mande para vermos essa beleza. o recife.
bjos,
Eduardo

Toinho Castro disse...

e pensar que foi tão longe para comer uma tapioca pela primeira vez!
beijo