sexta-feira, 14 de março de 2008

A volta dos que não foram

Alguém já foi pra Palmas? Pois eu quase fui! Sim, quase, pois tudo não passou de um lindo e divertido passeio pelo aeroporto Tom Jobim, antigo Galeão.
Sempre li sobre a crise aérea e me assustava com a reação um tanto agressiva dos passageiros frente aos balcões das empresasa aéreas. Na verdade, nas quatro horas que permaneci no aeroporto (que me pareceram poucas frente ao que tanta gente já enfrentou), não obtive sequer uma informação espontânea da empresa sobre o que estaria acontecendo com o meu vôo. Os milhares de avisos da moça enclausurada no auto falante não me davam sequer uma pista se meu avião já tinha pousado, se estava atrasado e o que deveria fazer com a minha conexão para Palmas que, provavelmente perderia (e perdi) com o atraso do vôo.
De vinte em vinte minutos tinha que ir até o balcão da TAM perguntar sobre o meu avião. Já chegou? A que horas sai? Qual é a previsão? As previsões mudavam a cada 20 minutos e nunca se confirmavam. Eu, estava indo viajar a trabalho e não fazia questão alguma de conhecer a capital do Tocantins, rezava para não ter que embarcar e poder passar meu final de semana no Rio.
Chovia muito, o aeroporto era todo neblina em volta e cheguei a ouvir que esse logo logo fecharia para pousos e decolagens. Estava torcendo para que isso acontecesse e eu não precisasse me despencar até Palmas...
De repente, quando me encontrava em uma enorme fila para comer (na sala de embarque há somente um estabelecimento para lanche), recebo a notícia de que vão chamar meu võo e eu seria a próxima a embarcar. Pronto, pensei, vou ter mesmo que ir a Palmas... Acho que não sabia nem direito aonde ficava o Tocantins. Pelo visto minhas aulas de geografia primária não foram suficientes para que eu decorasse a posição do estado do Tocantins no mapa do Brasil. Estava embarcando rumo a um estado que eu nem sabia aonde ficava. E lá ia eu, rumo a Palmas. O que há em palmas além do Capim dourado? Quem nasce em Palmas é?? "Ei, essa fila aí é pra Salvador" - disse a moça que eu tinha conhecido na confuão quero-noticias-do meu-vôo.
"Ah é?" - diss eu. " Que pena, estava louca pra dar uma voltinha em Salvador!" Que pena... pelo menos eu sabia aonde ficava Salvador! Praia, pelourinho, Ivete... E lá fui eu de volta as cadeiras do aeroporto sem informação.
De repente, me perguntei: " E a minha conexão?" Relembrada disso por minha mãe pensei que poderia ficar presa em Brasília (em BRASÍIILIA!!!! ) por não haver mais vôos pra Palmas. Era mais uma possibilidade de não ir para Palmas. Perguntei a minha chefe sobre isso, na esperança de que ela me mandasse voltar já que poderia não haver mais vôos, mas ela disse que isso era problema da compania e que eles teriam que encontrar um voo pra mim. E lá se ia a minha esperança mais uma vez...
Não convencida de que teria que ir para Palmas, a terra do capim dourado, resolvi perguntar aos meus amigos da TAM a que horas era o próximo vôo para Palmas. Depois de uns 20 minutos esperando em frente ao balcão e pedindo para que ele me viesse com a resposta: "só temos vôos para Palmas amanhã", me veio a resposta tão esperada:
"Senhora, só temos vôo para Palmas amanhã de manhã."
A frase soou como música para meus ouvidos olhando aquele dia chuvoso e morrendo de vontade de voltar para casa.Afinal, eu tinha que estar em Palmas na sexta a noite, sábado não adiantava!!! Perguntei para ele mais umas 3 vezes para ter certeza que meu destino era voltar para o Long River (eu sei muito bem aonde é o rio comprido, lá tem a globosat, o escadinha, o veloso,o seu gugu, as favelas, os tiroteios... e eu sempre posso dormir em casa no final do dia!!) .
Andei, andei e andei mais um pouco pelo aerporto com meu laptop dentro de uma mochila, passei pelo lugar aonde pegamos as bagagens e finalmente... desembarquei!!! Sim, eu desembarquei sem nunca ter embarcado e por incrível que pareça essa foi a parte mais divertida da minha aventura! Estava indo de volta para o Rio Comprido ...
Quase chegando lá recebo a notícia de que não precisaria voltar ao trabalho, poderia ir rumo a minha casa. Home Sweet Home.
E essa foi a minha primeira viagem à trabalho!
Alguém já foi à Palmas?

2 comentários:

Catarina Chagas disse...

Puxa, você podia ter dado uma passadinha no Jalapão e outra no Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos maiores sítios arqueológicos do país.
Mas vai ficar pra próxima... E quem sabe vc não me leva? Convence a sua chefe de que você PRECISA de uma jornalista...
Beijos

Anônimo disse...

Pois é Isabella, estou por acaso morando em Palmas, faz uns 4 meses, e toda vez que tenho que sair ou chegar, é uma história, sempre atrasa.
Por que será?
Abraço,
Carla