quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A vitrola

Fui levar uma das minhas turmas de musicalização à exposição sobre os 50 anos da bossa nova, no SESC do Flamengo. São três meninas entre 7 e 8 anos que não tinham muito conhecimento sobre a bossa nova e muito menos sobre o que acontecia nas décadas de 50 e 60, muito distantes de sua realidade.
A exposição mostra um paralelo entre o que ocorria nos anos de 58 a 68 no Brasil, no mundo e na Bossa nova.
Quando descobriram que a televisão era em preto e branco e que os programas eram ao vivo, uma delas colocou:
"Ao vivo? Como? E se eles errassem as falas?"
Vendo na parede fotos e nomes de Vinícios de Morais, Tom, Nara, viram que o primeiro nome, João Gilberto, não tinha foto. E me perguntaram por que. ... Elas realmente não conhecem João Gilberto...
E ao longo da exposição elas foram descobrindo tudo aquilo que, se é novidade para mim, imagina para elas.
Entretanto, o ápice da excursão aconteceu numa sala temática que reproduzia uma sala de estar de uma casa, no final dos anos 50. Havia uma televisão em preto e branco passando comerciais da época, sofás, abajur, relógio, poltronas e... UMA VITROLA com vários discos de vinil da bossa nova para serem ouvidos.
De repente me pego vendo a guia da exposição explicar para aquelas meninas, que já nasceram com o ipod no ouvido, que não sabem o que é fita kassete e muito menos disco de vinil; como funciona uma vitrola.
Eu nasci ouvindo vitrola e disco de vinil. Eu preciso é que alguém me explique como funciona um Ipod, um Iphone. E de repente vi que o tempo passa.
Não sabia se ria ou se me encantava com aquela situação.
Logo após sairmos da sala, onde tinha outros visitantes, as meninas quiseram voltar, agora sem a guia. E me pediram para ligar a vitrola. E foi aí que eu percebi que não sabia mais ligar a vitrola.

2 comentários:

Patrick disse...

Vc acredita que no meu apto aqui em Oslo a gente tem um móvel que é um rádio da década de 50 com vitrola também? É mto legal! Vou ver se faco uma festa com alguns amigos pedindo para eles levarem um vinil para entrar na colecao!

=]

Besos!!!

Elisa Almeida disse...

É... a gente tá ficando velha... velha não, experiente! hahaha
Beijos!!!