terça-feira, 3 de junho de 2008

Descartes e o Fluminense

Sou uma pessoa muito cartesiana! Planejo, organizo, tento entender os porquês e as minhas atitudes sempre precisam de alguma justificativa lógica.
Uma das coisas que mais me atraiu em Descartes, foi o fato de ele precisar duvidar de tudo para conseguir comprovar a sua existência. Descartes questionou tudo, duvidou de tudo para enfim poder recomeçar, reconstruir.
Descartes dizia não reconhecer "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal".
Bom, tudo isso para dizer que como meu querido filósofo eu também preciso reconhecer as coisas para vê-las como verdadeiras.
Foi assim com a escolha do meu time. Sim, eu escolhi meu time. A maioria das pessoas "herda" do pai, da mãe, do avô e se você perguntar a elas o porque de ser Flamenguista, Botafoguense, Tricolor e etc, elas nada mais terão a dizer do que "porque é o melhor time do mundo!" Boa Justificativa, não pra Descartes.
Eu nasci flamenguista, tentei ser convertida por minha mãe ao botafogo, mas mesmo assim até o meu último namorado (todos eram flamenguistas, aí não tinha como ir contra) continuava torcendo pro meu time de berço.
Até que um dia eu começei a me perguntar : "Porque sou flamenguista?" "Eu gosto do flamengo?" Porque não Botagogo? Vasco? Fluminense? Cruzeiro? Grêmio?" Eu não conseguia achar resposta para todas essas perguntas. Resolvi então que, já que não poderia responder o porquês de ter um time, não o teria mais. Me declarei uma Sem Time. (Nenhum problema já que nunca tinha gostado de futebol, talvez por não ter escolhido um time).
O tempo passou e eu começei a sentir uma certa simpatia por um time carioca. Gostava das cores, dos torcedores... sentia uma imensa identificação com ele.
Para desgosto de toda minha família, me declarei FLUMINENSE. Sim! Eu adoro grená e verde, Chico Buarque é fluminense e pode se dizer que a torcida pó de arroz é muito interessante. Bom, podem não ser as jusficativas mais plausíveis, mais inteligêntes ou interessantes, mas o fato é que depois de anos eu ESCOLHI meu time e passei a adorar futebol! Vejo, torço, sei o nome dos jogadores, técnicos e a tabela do campeonato brasileiro! É... quem me viu, quem me vê...
E vocês que pensaram que Descartes não podia ter nada a ver com o FLuminense...
Rumo ao Boca Juniors e à Final da Libertadores!

2 comentários:

Rafael Carneiro disse...

AHHHHHH! Eu achei que você ia continuar sendo flamengo. Não gostei da sua escolha, apesar de estar torcendo pro fluminense na libertadores... Beijos e vê meu blog tbm. fuis!

Moacy Cirne disse...

Oi, cheguei aqui meio por acaso. Gostaria de lembrar que, além de Chico, sempre presente, Cartola, Mário Lago e Tom Jobim também eram tricolores. Além de Nelson Rodrigues, claro. E Barbosa Lima Sobrinho. E Artur da Távola. Ou seja, estamos em boa companhia. Sempre vou ao Maraca. No Balaio, tenho mostrado meu amor pelo Fluminense. Mas não sou antiflamenguista, antibotafoguense ou antivascaíno. De resto, gostei do seu blogue. Voltarei, voltarei. Com mais calma. Um abraço.