sábado, 24 de maio de 2008

Ansiedade

Acabo de ler em um site da internet sobre ansiedade: "mente acelerada é mente desequilibrada.".
Por me considerar uma pessoa bem ansiosa, resolvi entender melhor a ansiedade e começei a procurar definições, sintomas e tratamentos para ela. Não sou daquelas 24h por dia ansiosas, mas tenho uma necessidade acelerada das coisas. Tudo ao mesmo tempo agora caberia perfeitamente a essa definição. A questão é não conseguir esperar o tempo natural das coisas. Como já diria a Bíblia: "tempo de plantar, tempo de colher." Eu não consigo nem esperar a semente germinar, quanto mais crescer, amadurecer pra enfim colher!! Nossa, é muito tempo de espera!
Dizem outros sites que um bom tratamento para a ansiedade é fazer exercícios físicos como Ioga e Tai Chi. Bom, esse tratamento já não me serve já que, para os que não sabem, concentro toda a minha capacidade aeróbica para a mente. Em outras palavras, odeio exercício físico.
Fato é, que a ansiedade atrapalha muito não só a minha vida como a de muita gente. Acordo bem, tranquila, pensando em ficar em casa, estudar, trabalhar. Mas logo em poucos minutos, talvez um simples email, mensagem ou orkut, me deixe numa total crise de ansiedade. Quero tudo pra ontem, não é nem pra agora! Quero tudo resolvidinho, embrulhado pra presente, pronto para ser desfrutado.
Bom seria se quisesse e pudesse ir desfrutando pouco a pouco dos acontecimentos da vida, para chegar ao fim, que nunca é o fim, de maneira tranquila, serena e madura.
Uma outra maneira terapêutica que eu tenho de tentar me livrar, pelo menos momentaneamente, da ansiedade, é a respiração. Respiro assim, devagarinho, respiração diafragmática e tento pensar que a vida não tem pressa, que não precisa ser agora, que há tempo para tudo.
As vezes dá certo... no campo profissional principalmente. Mas aí é bom talvez pensar que muita calmaria é sinal de acomodação. A ansiedade profissional me faz criar, crescer e produzir. Sair de casa e ir à luta.
Como na vida afetiva se depende sempre de um outro, as coisas não são bem assim. Aí a ansiedade atrapalha, acelera o que não deve ser acelerado, e muitas vezes destrói o que está sendo construido. Esse é um dos maiores problemas.
Talvez as pessoas mais calmas e tranquilas em relação a isso sejam as com mais êxito. O outro sente a ansiedade e foge com medo do que pode vir pela frente.
Não tenho soluções, mas escrever já me ajuda bastante a colocar os medos, ansiedades e angústias pra fora . Acredito que a ansiedade venha do medo de não conseguirmos nosso objetivo, de não controlarmos as coisas, por isso queremos elas ali estáveis e resolvidas.
Infelizmente não é uma coisa que possamos resolver racionalmente. Podemos ter a clareza de que se trata de ansiedade, sabermos que é necessário dar uma freada total e ir caminhando tranquilamente ao invés de correr; mas a ansiedade é da ordem do emocional, e aí fica tudo mais difícil. Por isso a terapia funciona, para alguns, muito bem. Ou uma boa conversa, em que a gente consiga colocar pra fora os sentimentos, angústias e aquilo que nos deixa ansiosos.
Acredito que sob ansiedade não deveríamos agir, deveríamos esperar passar a crise momentânea e não fazer nada enquanto não voltássemos ao estado normal, de tranquilidade. Mas quem é ansioso sabe, isso é praticamente impossível. Na hora queremos agir, fazer alguma coisas para que o objetivo seja cumprido... e na maioria das vezes, não em todas, agimos errado. O melhor é realmente esperar esfriar a cabeça e aí então tomar uma decisão acertada.
Colocando na linguagem desse blog: imagina se ao invés de andarmos sobre a corda bamba, saíssemos correndo? Poderíamos talvez chegar ao final da corda com mais rapidez e menos risco. Por outro lado perderíamos a possibilidade de aprender a nos equilibrar, de ir andando devagarindo nos equilibrando passo a passo. No final da corda já teríamos um equilíbrio bem melhor. Chegaríamos ao outro lado com mais experiência e aprendizado.
Eu sei que a ansiedade, para quem tem, é algo muito difícil de controlar. Alguns comem chocolate, outros fumam, outros bebem, outros roem as unhas. Mas quem sabe o melhor não é mesmo tentar colocar isso pra fora, de algum jeito? A arte está aí pra isso!
E já sabem: na dúvida, respirem antes de agir.

Nenhum comentário: