segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Para alegrar a alma...

O Eco
Cecília Meireles

O Menino pergunta ao eco
Onde é que ele se esconde
Mas o eco só responde: "onde? onde?"

O menino também lhe pede:
"Eco, vem passear comigo!"

Mas não sabe se o eco é amigo
ou inimigo
Pois só lhe ouve dizer:
"Migo"

Cantiga da Babá
Cecília Meireles

Eu queria pentear o menino
Como os anjinhos de caracóis.
Mas ele quer cortar o cabelo,
porque é pescador e precisa de anzóis

Eu queria calçar o menino
como umas botinhas de cetim.
Mas ele diz que agora é sapinho
e mora nas águas do jardim

Eu queria dar ao menino
umas asinhas de arame e algodão
Mas ele diz que não pode ser anjo,
pois todos já sabem que ele é índio ou leão.

(Esse menino está sempre brincando,
Dizendo-me coisas assim.
Mas eu bem sei que ele é um anjo escondido
um anjo que troça de mim.)

Poemas retirados do livro "Ou Isto ou Aquilo"

Nenhum comentário: