segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Carna Noel em Madrid e outras cositas más.

Madrid está em festa pelo Natal. Com ritos que vão além de uma simples árvore montada no meio da praça, a cidade parece o centro comercial do Saara em época de pré carnaval. Muitas fantasias, chapéus, máscaras e acessórios sendo vendidos, assim como pessoas fantasiadas pelas ruas e até personagens da Disney distribuindo balões para alegrar a criançada. Famílias inteiras saem pelas ruas levando suas crianças na costas e fazendo do Natal uma celebração urbana. O que causa uma pequena estranheza é o fato de se ter, em pleno dia 26 uma feira que ainda vende artigos de Natal como enfeites e peças para se montar presépios. Parece que o Natal aqui dura mais do que a ceia do dia 24 para 25.
Outro ponto para ser comentado (e infelizmente lamentado) aqui é o estado em que se encontram as estações de Metro, aqui pronunciado sem o acento circunflexo no o. As estações são sujas, escuras e algumas tem até mendigos dormindo. Outras estão em obras e com infiltrações. Lamentável.
Até agora a cidade dá a impressão de um grande centro urbano permeado por atrações culturais. A grande e boa surpresa é a exposição "Jardins Impressionistas" no museu Thyssen - Bornemisza. Obras de Manet, Monet, Renoir, Dali e outros, retratando jardins foram a grande atração do dia de ontem. Quadros de emocionar aqueles que, como eu, são fãs do impressionismo e de encantar qualquer um.
Nada como uma taça de vinho da casa (bem forte e encorpada) para terminar o dia.

Nenhum comentário: